terça-feira, 2 de junho de 2009

Uma aldeia menor, meu quarto.

Ah, antes do texto, vai uma coisinha que eu gostaria de falar:
Lindo o show em homenagem ao Roberto carlos na Globo, no último domingo. Mas me decepcionei com a Marília Pêra. Deus meu, ela exagerou demais quando cantou. A interpretação também podia ser um pouquinho menos. Enfim... E a música que ela estava cantando era tào linda! Não gostei mesmo.

Agora vai:

Da minha janela

Da minha janela não vejo o Cristo. Vejo uma amendoeira. Se eu levantar, olhar para baixo, há pessoas, comércio e outras banalidades. Mas se estou deitada ou de longe, só vejo a amendoeira. É uma espécie de cortina mais sofisticada. Não fosse ela, a cortina verdadeira viveria fechada. Minha janela é uma vitrine. Grande e larga, tudo mostra. Ai de mim, se não existisse a amendoeira. Todos os ocupantes das salas do prédio comercial em frente me veriam. Tanto nos acessos de loucura, quanto nos de pura contemplação.
Pensando bem, talvez não houvesse contemplação. Que graça haveria em olhar para janelas com vidros fumês? As folhas da amendoeira balançam de um jeito e sei que lá fora está fresco. Se balançam de outro, posso saber que logo mais vai chover. E se ficam inertes sei que está um calor do cão!
Se não morasse aqui, não notaria a amendoeira ainda que passasse cinco vezes ao dia por esta rua. Veria seu tronco e, tenho certeza, sequer levantaria a cabeça para saber de que espécie se tratava.
Em contrapartida, faz toda a diferença para mim, moradora do primeiro andar, ela ser uma amendoeira. Suas folhas são largas e ajudam a manter a privacidade. E se fosse um pé de jaca? Ou uma jaboticabeira? Na primeira opção seria super desagradável contemplar jacas e conviver com o receio de que uma delas caísse. Isso se não tivesse o desprazer de ver e ouvir o ato. Já se fossem jaboticabas, aquelas frutinhas minúsculas grudadas no tronco, como eu me esconderia? Certamente seria eu uma participante de Big Brother sem direito a festas e prêmios fáceis. Quase um “ Show de Truman”. É, santo foi o homem que plantou esta amendoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário