quinta-feira, 28 de maio de 2009

Notícias da Aldeia

Esse negócio de estudar jornalismo anda cada vez mais complicado.
Vejam vocês.
As notícias do jornal O Globo de hoje, são as primeiras páginas de portais da internet
de ontem.
É claro que a credibilidade é discutível. O que está impresso está documentado, inalterável.
Está ali para quem quiser utilizar como prova de um fato, de uma acusação, de um informação.
Serve pra pesquisa, a confiança é maior, a revisão de texto é melhor.
Na internet vemos sempre algo escrito errado, até mesmo por digitação e não por burrice.

O fato é que nesses portais eu dou de cara com notícias do mundo inteiro.
Sei que uma escocesa fora dos padrões é favorita no Britain`s Got Talent, que perdoem a
ignorância, eu nunca nem tinha ouvido falar.
Sei de casos de pedofilia em todas as partes do mundo. De professores que se divertiam
transando em uma escola em Londres e que foram pegos em flagra. Sei que Hong Kong celebra
festival anual aquático entre outras coisas.

Ok. Uma menina de 17 anos se suicidou no meu bairro faz duas semanas e eu só fui saber
porque uma amiga passou lá na hora em que um grupo de curiosos se amontoava em volta do
corpo.
Tudo bem. Você pode argumentar: suicídio não se noticia, isso é regra habitual do jornalismo.

Vamos lá: caminhando para o trabalho essa semana vi um grupo de meninas acampadas em frente
ao Vivo Rio. Não entendi nada. Pensei: meu Deus, quem é o astro que vem pro Brasil?
Procurei na internet e nada.
Hoje, novamente, passei pelo mesmo lugar e lá estavam algumas criaturas (nào mais aquelas de
terça-feira) também acampadas ali.
Queria parar, perguntar, fotografar e fazer uma matéria.
Mas estava atrasada e precisava chegar no trabalho.

Esse é só um exemplo, mas passo diariamente por uma série de acontecimentos que não são noti-
ciados. Perdi a conta de quantas vezes eu falei pra mim mesma: Ah, se eu tivesse uma câmera aqui!
Talvez nem precisasse, bastava apenas ir lá, apurar, perguntar, chegar em casa e escrever.

O Ctrl+C Ctrl+V não tem permitido coisas assim.

E a correria também não.

Vamos ver se eu tomo tenência e posto, ao menos uma vez por semana, notícias da aldeia, não da global,
mas da minha aldeia. Se é que isso existe.

Ah, só pra constar, descobri que um tal de McFly está vindo aí. Seria essa a razão do acampamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário